Como Aprender Inglês com Música Passo a Passo

Hoje em dia, aprender uma nova língua requer muito mais dinamismo que antigamente. O público se encontra tão inserido na cultura americana que faz a gente pensar: Como aprender inglês com música, por exemplo?

Afinal, este é um dos elementos mais comuns ao cotidiano brasileiro: você escuta no banheiro, no quarto, andando na rua, no colégio, em qualquer canto.

Isso torna a música a forma mais prática de contato com a língua inglesa.

E aqui nesse artigo você verá como aprender inglês com música, e o qual simples isso pode ser. Prossiga com a leitura e siga nosso passo a passo e dicas.

Leia também: Como Aprender Inglês em 4 Meses Com o Método Acelerado de Idiomas

Como Aprender Inglês com Música: Pontos Básicos

Mais rápido, mais fácil e mais divertido, aprender inglês com música requer ainda alguns princípios para começar. Por exemplo, sendo iniciante você não vai querer começar a aprender com o Rap God do Eminem. 😉

Você deve primeiro aprender a ouvir: a música se conecta ao sentimento e você entende o contexto da palavra apenas ao ouvir. Quando você começa a escutar de verdade uma música, você consegue entender e prestar atenção.

Isso permite que você treine a escuta e a escrita, fazendo anotações das palavras que não conhece e acha interessante. Então depois você parte para a tradução da letra, através de ferramentas online ou mesmo um dicionário.

Por fim, cantar não faz mal e você ainda treina sua fala, já entendendo um pouco de sotaque. Assim diferencia, por exemplo, um Ed Sheeran de um Shawn Mendes.

E não pare o processo aqui, faça o mesmo com outras músicas. Entendendo os ingredientes, podemos partir para a receita.

como aprender ingles ouvindo musicas

Como Aprender Inglês com Música: Passo a Passo

Aqui um passo a passo simples para aprender inglês ouvindo, entendendo a letra e cantando suas músicas preferidas, método bem divertido e eficaz.

1# Escolha uma boa ferramenta de reprodução

O primeiro passo para aprender inglês com música é escolher a ferramenta certa de reprodução. Alguns preferem uma transmissão com vídeo, em sites como YouTube e Vimeo.

Outros tem preferência por apenas áudio como Spotify e Deezer, ou outras ferramentas off-line. Em todos elas, muitos contam com a letra junto da música, o que aprimora ainda mais o entendimento e aumenta o vocabulário.

2# Escolha canções para melhor pronúncia

Como dito antes, não é um caminho muito simples começar o aprendizado com Rap God do Eminem. Rap e Heavy Metal em geral não costumam ser os melhores estilos para entender a letra, por exemplo.

Alguns não gostam, mas o pop costuma ser boa opção: muitos músicos costumam cantar mais lento e com repetições frequente de palavras e frases, como o próprio refrão das músicas.

É bom você entender o idioma da forma mais bem pronunciada. Então depois parta para músicas mais rápidas e com linguagem coloquial, mais carregada de gírias.

3# Busque as letras em sites especializados

Agora você precisa acompanhar a música, sabendo sua letra. O que não faltam são sites especializados em letras de músicas como: Letras.mus.br, Vagalume e Musixmatch.

Um bom passo para pegar o ritmo da música, e finalmente acompanhar, é associar o que visto com o que é escutado. Além disso, você consegue pegar também a pronúncia da palavra.

4# Registre palavras que chamaram sua atenção

Sabe quando você escuta a música, até acompanha a letra, e nota uma palavra que você não entendeu o significado? Ou então não entendeu o significado dela naquele contexto?

Pois não deixe essa palavra passar, registre-a. Depois busque-a no dicionário de internet, mas não fique apenas na tradução. Ache o significado, variações e aplicações em diferentes contextos.

Assim, você se familiariza com a língua.

5# Cante a música escolhida – e a memorize

Parte essencial do aprendizado – e talvez a mais divertida. Cantar a música em voz alta, acompanhado da letra escrita, o auxilia na melhor pronúncia e na absorção do que é dito.

Pode parecer difícil, mas é necessário para pegar o ritmo e falar inglês melhor. Com isso, você também deve memorizar ela ao ponto de não ser mais necessário ver a letra.

Isso já é um passo grande para fluência na língua, sendo fluente numa música.

6# Repita o processo com outras músicas

Não se acomode em uma ou poucas músicas, expanda sua playlist e, em consequência, seu vocabulário. Basta apenas seguir todo esse processo com as músicas de seu interesse, com outro gênero ou apostando na linguagem mais coloquial.

Assim, seu vocabulário aumenta e você se torna mais fluente. Dessa forma, aprender inglês com música se mostra simples e com certeza mais divertido.

Dicas Extra e o Método Completo:

Eu sei que parece simples aprender inglês ouvindo músicas, é simples mesmo!

Mas quero que você entenda que mesmo com a facilidade de aplicativos e da internet, se você quer realmente ser fluente, será necessário lançar mão de um método completo com acompanhamento de um professor de inglês.

Aqui no blog, eu sempre indico para quem não quer sair de casa para frequentar as aulas intermináveis das escolas “físicas” de inglês, o método criado pelo professor Jerry Costa.

É fácil de seguir e rápido, além da clara vantagem de ser 100% online.

Além das músicas, você aprenderá com filmes, séries, diálogos do cotidiano, viagens, etc.

→ Clique aqui para ver como funciona curso online Inglês do Jerry.

Sucesso!

Gabriel

Como Aprender Inglês com Música Passo a Passo
5 (100%) 5 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *